PLANO DE VENDAS 2019

O plano de vendas deve ter como base, estratégias simples e objetivas para que sua empresa consiga aumentar as vendas no proximo ano,

Para vencer como empresário, é fundamental transformar as oportunidades de negócio em receita. Mas é preciso ser produtivo e focar nas vendas com estratégias simples e objetivas. O plano de vendas é um importante aliado nessa empreitada.

Por meio dele, são determinadas as metas de receita e as ações necessárias para gerá-las. Dessa forma, você detecta o seu ritmo de crescimento e planeja melhor como realizar novas vendas partindo de clientes já existentes ou de novos clientes. Com isso, certamente sua empresa aumentará as vendas em 2018.

Dica 1

Para determinar as metas de vendas é preciso determinar a meta de crescimento que mais se adequa à empresa. Com base nisso, é possível estabelecer o mix de vendas ideal tanto para clientes já existentes como novos clientes. Além disso, é preciso avaliar as restrições de capacidade do seu negócio – se você busca um crescimento de 30%, você terá de contratar novos vendedores ou poderá treinar os já existentes?

Dica 2

Para que a empresa cresça com os clientes atuais, é fundamental garantir a eles produtos e atendimento que os satisfaçam. Uma boa estratégia é investir no pós-venda, com pesquisas de satisfação, para obter feedbacks e entender melhor as suas principais necessidades. Outra dica eficaz é mapear os clientes atuais e identificar os produtos que melhor atendem às suas expectativas.

Dica 3

Realizar ações de relacionamento com os clientes de base é uma excelente estratégia para conhecê-los a fundo. O atendimento personalizado, por meio da automação, também é importante para gerenciar o volume de clientes. Dessa forma, é bem mais fácil controlar a quantidade de visitas ou ainda analisar as sugestões dos clientes.  Além disso, torna-se mais simples detectar os vendedores com perfil ideal para clientes atuais ou para fidelizar novos clientes.

Dica 4

As novas vendas virão dos novos clientes, daqueles que foram fidelizados. Mas “a fidelização acontece quando os clientes têm uma ótima experiência de compra, ou seja, quando a empresa consegue atender além das expectativas do consumidor”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

Dica 5

Com o público-alvo definido, é possível criar canais de marketing para que sua empresa se torne visível no mercado. As mídias sociais e o marketing de conteúdo são perfeitos para essa tarefa. Da mesma forma, é muito importante não se esquecer do funil de vendas. Por meio dele, o empreendedor conseguirá determinar os melhores leads, ou seja, os que geram maior taxa de conversão em vendas para a empresa.

Fonte: Revista PEGN.

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