ESFORÇO DE VENDAS - (b2b)

O esforço de vendas desenvolvido por uma empresa deve ser planejado desde o momento em que resolve entrar num determinado mercado ou simplesmente iniciar sua atividade, a pesar disto, esta é uma tarefa que quase nunca é posta em pratica, por pequenas empresas e menos ainda por micro empresas.

PREPARAÇÃO DO MERCADO

É frequente escutar relatos de experiencias negativas por parte de vendedores ou equipe de vendas quando estas saem para campo e abordam potenciais clientes, isto é particularmente verdade em tempo de crise, afinal, o setor de vendas é dos que é mais cobrado por resultados, é através deste que a produção da empresa é escoada.

Por questões financeiras ou de cultura empresarial, pequenas empresas não tem como pratica a criação de campanhas de apresentação de produto ou serviço no mercado em que pretende entrar, como resultado, quando coloca sua equipe de vendas na rua esta terá de vencer barreiras que irão se revelar custosas, seja a nível do tempo dispendido ou custos com a equipe de vendas.

RESULTADO DA PREPARAÇÃO DO MERCADO

No ultimo artigo, “CONCEITO DE ESFORÇO DE VENDAS” no primeiro exemplo apresentado o atendente apenas apresentou ao cliente o acessório para o IPHONE, o cliente apenas recolheu informações e decidiu se o iria adquirir ou não.

Neste caso, a própria APPLE que é uma empresa multinacional de grande porte e capacidade financeira, à muito vem desenvolvendo estrategias de marketing que permitem reduzir em muito o esforço de venda de seus produtos, na realidade, estes são apresentados ao mercado que já os aguarda e os coloca num patamar que não precisam de apresentações, ao longo dos anos foi criada uma cultura de seguidores/consumidores fieis aos produtos daquela empresa.

No segundo exemplo, certamente o restaurante em questão presta um bom serviço, oferecendo pratos criativos e destintos, ainda assim, sofre a concorrência de outros com nível de qualidade equivalente. A sugestão de novos pratos a clientes habituais baseada nos seus gostos, representa não só um esforço de venda mas aparece como a preparação do mercado ou se preferir de carteira de clientes frequentes.

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