O RISCO DOS FAMILIARES “ESPECIALISTAS”

Você tem na sua família o “Sobrinho do Marketing”?

No decorrer da nossa atividade já conhecemos esse “Sobrinho”, uma entidade nefasta que assombra o mundo da TI como um todo...

 Este especialista faz de tudo um pouco, troca lampada, conserta encanamento da empresa, faz sites, publicações em redes sociais, concerta computador, enfim, a “novidade” é que também tomou conta da área de marketing.

É comum á grande maioria dos empreendedores de pequenas empresas que se prezem terem “um sobrinho que faz sites” ou “que cuida do marketing“.

Sobrinho do Marketing é a perfeita ilusão, desta forma o empresario delega a pessoas leigas ou inexperientes tarefas estratégicas muito importantes para qualquer micro e pequena empresa, caindo com isso em outro grande e fatal equivoco, o “corte de custos”... (falo do corte de custos às cegas, sem critérios consistentes e apoiados em estrategias obsoletas).. tema também abordado neste blog.

Quando é tomada a decisão de não contratar profissionais habilitados, o empresario se compromete com estratégias mal feitas, trabalhos de baixa qualidade e/ou descontinuidade de seu acompanhamento, o que ironicamente, em alguns casos, poderá até ser uma vantagem!

Ao pensar exclusivamente no fator custo da contratação dos serviços de uma consultoria, o gestor esquece ou não dá o devido valor, que pode estar comprando gato por lebre e mesmo com investimentos menores, estar metendo os pés pelas mãos.

Marketing mal planejado e executado nas mídias sociais pode trazer danos à imagem da pequena empresa de forma tal que serão fatais a curto, médio prazo.

Um site e-commerce feito com instrumentos pouco confiáveis pelo sobrinho do dono pode até trazer danos judiciais por causa de compras não entregues ou enviadas com erro. Isso só para citar os casos mais típicos de estratégias do Sobrinho do Marketing.

 

Sobrinho do Marketing e seu mercado de atuação

Neste artigo falei sobre tudo deste nefasto elemento ligado ao marketing, como falei logo no inicio, este familiar assume cada vez mais tarefas, e na medida em que surgem momentos de crise acaba sendo “promovido”.

Evitando futuros cortes de relações familiares, deixo aqui algumas dicas que poderão poupar muito dinheiro e problemas para sua família...

O primeiro e mais importante, evite o “Sobrinho do Marketing”:

  • Procure se inteirar um pouco mais sobre esta atividade, existe hoje na internet muita informação sobre o assunto, sabemos que seu tempo é limitado por isso nosso conselho é que obtenha informação, mas não caia na tentação de assumir mais essa função, delegue a tarefa a quem está capacitado para cuidar desse setor, não esqueça que produtos com marketing ruim já deram grandes e irrecuperáveis prejuízos a várias empresas;

Não esqueça que os resultados numa empresa não se devem a um único fator e não são imediatos:

  • Uma empresa funciona como um mecanismo complexo, o sucesso é resultado da ação de vários setores dentro da organização;

Pesquise as melhores opções baseando-se no custo/beneficio, flexibilidade dos serviços e postura:

  • Mantenha a cabeça aberta a soluções inovadoras, hoje existem soluções online que contemplam vários serviços num único Pacote, estas surgem com um excelente custo beneficio,

Não jogue os investimentos da sua empresa no fundo do poço na falsa impressão de que está economizando.

Pouco dinheiro investido de forma errada é grande prejuízo, quanto mais apertado é o orçamento de sua empresa mais importante se torna qualquer investimento. Um bom valor investido da maneira certa compensa muito.

 

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedin