Vantagens da consultoria para pequenas empresas.

Um dos maiores equívocos que podem ser cometidos por um gestor é crer que é possível fazer tudo o que é preciso para o sucesso de um negócio sem a ajuda de ninguém. Marketing, contabilidade, setor jurídico…

são tantas as áreas que seria, no mínimo, uma arrogância perigosa dizer que é possível estudar todos esses assuntos e ainda ter tempo para organizar a empresa! Afinal, o foco na atividade-fim é o que realmente pode trazer lucro para o negócio, não é verdade?

É claro que, no caso das pequenas empresas, muitas vezes, os recursos são escassos. Portanto, precisam ser direcionados para algumas prioridades — que vão desde os estoques, até o pagamento dos colaboradores que já trabalham na organização. No entanto, esses departamentos são fundamentais para o bom desempenho do negócio. Então o que deve ser feito? Bom, a solução pode estar nas consultorias!

Nesse post, vou te mostrar os pontos positivos e negativos da contratação de um serviço de consultoria para pequenas empresas! Confira!

Pontos positivos: por que contratar?

É importante lembrarmos que, embora tenha pontos negativos, a contratação de uma consultoria é extremamente recomendada. Vamos conferir os motivos logo em seguida:

Foco na atividade-fim

O primeiro grande benefício das consultorias é o fato de que o gestor pode focar a sua energia no que realmente importa.

Embora seja fundamental cumprir com as suas obrigações tributárias, por exemplo, hoje o Brasil conta com uma legislação extremamente complexa. No entanto, é impossível manter o foco no negócio se você precisar estudar direito tributário do início ao fim, além de verificar a legislação municipal, estadual e federal.

O consultor pode trazer o know how externo enquanto que você continua focado nos seus objetivos e ambições.

Olhar de fora

Muitas vezes, o gestor pode estar viciado na sua própria forma de encarar as coisas. Dessa forma, a empresa pode começar a ficar defasada lentamente e sofrer com os mesmos problemas. O consultor poderá fornecer uma visão de fora, contribuindo muito para a correção de problemas e potencialização das qualidades do seu negócio.

Baixo orçamento

Calma, não me entenda mal! Embora a contratação de uma consultoria precise ser realizada de forma criteriosa, essa alternativa é muito mais barata do que manter um departamento interno.

Para as pequenas empresas, é a solução para manter a empresa competitiva no mercado gastando a menor quantidade possível de recursos.

Desvantagens da consultoria para pequenas empresas

É claro que existem algumas desvantagens ao contratar uma consultoria, que também precisam ser avaliadas quando você contratar esse tipo de serviço. Vamos conferir:

Exposição de informações

É muito importante que você contrate uma consultoria realmente profissional e ética. Isso porque, se o consultor dominar determinado nicho de mercado, todas as informações da empresa, que vão desde as finanças até os processos internos, podem ser expostas aos outros clientes do consultor — ou seja, a sua concorrência.

Por isso, pesquise bem antes de contratar esse tipo de serviço!

Possível descontrole

Muitas vezes, embora seja representada pelo dono da empresa, o trabalho realizado em uma consultoria pode ser repassado para profissionais internos.

A consultoria para pequenas empresas pode ser uma ótima solução para os empreendedores que estão dando seus primeiros passos no mercado — no meu caso, inclusive, contar com um bom consultor foi um grande diferencial para me tornar um gestor de sucesso.

No entanto, é importante ter cuidado e contar com profissionais qualificados para te ajudar.

Fonte: www.guiaempreendedor.com

FacebookTwitterGoogle BookmarksLinkedin